Saúde – Como estão seus pés após as férias ?

Antes de mais nada, um Feliz 2015.

E aí, como foram as férias???

Certamente, vocês colocaram o pé na areia, usaram muita rasteirinha e havaianas, não é??

E agora?? Como estão seus pés??

Pois bem. Antes algumas explicações.

Quando andamos descalço na areia, especialmente se ela estiver quente, ao mesmo tempo em que a areia atua como uma lixa, tirando a camada superficial protetora, pode ocasionar queimadura de primeiro e segundo graus.
Segundo dados de alguns institutos de meteorologia, em alguns dias, a areia da praia chegou perto de 70 graus. Quem estava descalço, certamente sofreu.

Por isso é importante fazer uma hidratação na área, evitando que a pele fique muito ressecada e diminuindo a ação de fungos e bactérias.

Agora as nossas queridas rasteirinhas, chinelinhos e havaianas. bem, saibam que elas podem ser grandes vilãs para os pés durante o verão. Sem apoio no calcanhar, esse tipo de calçado faz com que todo o peso do corpo faça pressão no calcanhar, causando aspereza e rachaduras.

As tiras frontais, que ficam entre os dedos, também contribuem para o aparecimento de algumas lesões, especialmente neste período em que os pés ficaram mais expostos, há maior transpiração, e o contato do material com a pele acaba gerando atrito.

Agora, no retorno, é importante alguns cuidados.
1 – lave bem os pés e os locais afetados, fazendo a secagem adequada
2 – use óleo de amêndoa ou hidratante específico para os pés, principalmente antes de dormir, para amenizar ou evitar rachaduras

3 – Evite sapatos apertados ou de salto muito alto. Se usar tênis, opte por meias de algodão

4 – Tome muito líquido (refri e cerveja não contam)

5 – evite andar descalça

6 – Se a rachadura já se instalou, evite os chinelos, seja de couro ou de qualquer outro material, até que a fissura desapareça e hidratem bastante essa região.

É importante procurar um podólogo ou um dermatologista para que eles possam avaliar e tratar corretamente o problema.

 

Posted in:

Comentários no Facebook