Sapatos Terapêuticos, o que são e como são

As diversas deformidades dos pés provocadas pela idade, ou mesmo sintomas do organismo obrigam cada vez mais mulheres, homens e crianças utilizarem os sapatos terapêuticos, também conhecidos como ortopédicos.

Eles são fabricados pensando em trazer mais qualidade de vida aos pés de pessoas que possuem doenças que afetam diretamente a biomecânica do pé.

Algumas neuropatias motoras, sensitivas ou ainda autonômicas exigem cuidado redobrado que vai além do corte de unhas, mas de um calçado específico para o problema.

A linha da calçados vai de calçados confortáveis, aos terapêuticos e os ortopédicos. A maioria deles fabricado sob medida tanto para os pés com deformidades quanto para os diabéticos, reumáticos ou outras patologias.

Conheça a Pró Coluna

A produção deste típico calçado envolve materiais mais leves e ainda mais resistentes, a outra preocupação envolve ao tamanho do calçado, que é feito em ponto e meio ponto, além de largura e altura dos pés.

Existe uma importância em reconhecer um pé terapêutico que necessita de cuidados especiais. O pé diabético por exemplo em 15% dos casos possui úlceras plantares, um detalhe que faz a diferença ao caminhar e reforça a necessidade de um calçado feito sob medida para minimizar as dores.

Na maioria dos casos de deformidade dos pés a lesão está ligada a uma deformidade nos pés e traumatismos, por isso a importância da escolha do calçado correto.

Segundo pesquisas sapatos podem ter papel terapêutico

As sandálias terapêuticas também vem associada ao tratamento pós cirúrgico, ou seja é temporário, para a cicatrização da região afetada, o solado basculante vem com um salto falso que reduz o impacto sobre a lugar em recuperação.

Em situações que não exigem cirurgia, mas é necessário mais conforto, os profissionais de saúde utilizam o calçado terapêutico como um tratamento preventivo, a prescrição de um calçado como esse ajuda diminuir as ulcerações plantares, e até amputações nos pés insensíveis. 

Posted in:

Comentários no Facebook