Salto Alto, cuidados para os pés sobre o uso descontrolado

O dia-a-dia para as mulheres que vivem se equilibrando em salto alto não é fácil, e o amor feminino pelo calçado com o salto alto aliado ao seu uso descontrolado pode prejudicar a saúde.

Hoje vamos conversar um pouquinho sobre quais doenças podem surgir e principalmente como podemos nos prevenir.

Problemas causados pelo salto alto

Quando está se equilibrando sobre o salto, a pressão sobre os pés, joelhos e coluna lombar tendem a aumentar consideravelmente.

O tempo de uso e a frequência traz uma sobrecarga para essas partes do corpo, que futuramente poderão apresentar doenças como tendinite.

A compressão nos músculos ainda pode acarretar outros problemas relacionados à flexibilidade dos pés. O uso constante de salto alto leva ao encurtamento dos músculos do calcanhar e da panturrilha.

Com o passar do tempo esse encurtamento irá desencadear diversos problemas de desequilíbrio nos músculos subsequentes como coxas, coluna lombar, dorsal e cervical.

Estas são também algumas das causas das dores nas pernas constante e até surgimento de varizes e varicosas.

Quem é apaixonada pelo salto alto, e não os trocam por nenhum outro sapato, mesmo com os riscos, o recomendado é sempre faze exercícios físicos como alongamento, isso vai ajudar a fortalecer o músculo não perdendo a flexibilidade. Outra dica importante também é você intercalar os calçados todos os dias. Procure não utilizar o mesmo salto mais que um dia seguido, desta forma você conseguirá minimizar os riscos.

Dicas de cuidados com os pés

Prepare um balde com agua quente e mergulhe as panturrilhas. O escalda-pés é relaxante e vai proporcionar mais descanso.

Em um degrau ou escada se apoie somente com a ponta de um dos pés e deixe o calcanhar pender para trás, fazendo com que a coluna fique ereta. Repita o movimento com o outro pé. Desta forma você estará alongando e fortalecendo a musculatura.

Deitada no chão de barriga pra cima e com uma pequena toalha em mãos ou um cinto levante uma perna ao alto e abrace a ponta do pé com o cinto. Puxe a parte da frente dos pés em sua direção, e estique para o teto a do calcanhar.

 

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