O que é joanete e quais os sintomas ?

Os sintomas do joanete começam com uma pequena saliência óssea, muito parecida com um calo bem na base do dedão, depois disso surgem as dores, o calor na articulação e o rubor.

Daí em diante os sintomas só tendem a aumentar, são calosidades nos dedos já comprometidos, o espessamento da pele no dedão e a rigidez que só aumenta no dedo deslocado.

Já dentro do consultório o diagnóstico é rápido, o paciente passa por apenas um exame de raio-X que já traz o resultado. Nele também é possível determinar qual a gravidade da lesão e qual o tratamento que deve ser seguido.

Conheça a Pró Coluna

Para a cura não existe um tratamento padrão, depende muito da avaliação médica e das condições que o paciente se encontra, isso levando em consideração sua faixa etária, o próprio estilo de vida e a saúde de forma geral. Existem tratamentos conservadores e cirúrgicos.

Os conservadores não corrige a deformidade, mas alivia os sintomas e ajuda impedir que o problema se agrave. Neste caso a primeira medida é troca dos calçados, todos os apertados e duros são deixados de lado, eles são substituídos pelos mais folgados e com mais conforto e macies. Nada de salto nem alto, nem baixo. Os sapatos de bico devem ser arredondados ou quadrados, tudo para acomodar melhor os pés.

Quando o grau do joanete está mais elevado o médico ainda pode prescrever anti-inflamatórios e analgésicos.

Os casos mais graves exigem um cuidado especial, e para esse a solução está nas cirurgias. Na medicina já existem mais de cem técnicas capazes de corrigir essa deformidade, que também ajudam restaurar funções perdidas e eliminar de vez as dores. A incisão pode ser feita em um ambiente laboratorial por meio de pequenas aberturas que são introduzidos os instrumentos para corrigir essa deformidade.

Mesmo não quem sofre com joanete deve sempre prestar atenção e ter cuidados quando escolher os sapatos. O conforto é primordial, ele ajuda a equilibrar o peso do corpo e traz mais estabilidade aos pés, e ande descalço sempre que possível isso ajudar fortalecer os dedos e as articulações dos pés.