Laserterapia no tratamento de micose nas unhas

Desde que começou a ser utilizado de forma terapêutica, o laser tem apresentado excelentes resultados nas mais diversas áreas da Medicina. Na Podologia, não é diferente, inclusive ajudando na solução de uma dos maiores e mais antigos problemas da área – a micose nas unhas.

A Laserterapia ou Laser Terapêutico colabora e muito, no combate a fungos e bactérias, na diminuição da dor em tratamentos de unha infeccionada, é antiinflamatório, diminui o inchaço, estimula a regeneração celular e a cicatrização

Como sua função é terapêutica, o laser é utilizado em potência baixa, sem riscos de queimaduras ou desconfortos durante a aplicação.

Existem quatro técnicas de aplicação, dependendo do tipo de doença ou lesão a ser tratada.

1 – Técnica pontual ou ponto a ponto: é aplicada em determinados pontos a borda da ferida.

2 – Técnica de varredura externa: é aplicada em toda a borda da ferida, com velocidade média constante.

3 – Técnica associada – são aplicadas, de forma conjunta, a pontual e varredura mista.

4 – Técnica do contato direto ou seja, tocando a ponta do laser com pressão no tecido alvo.Atingindo diretamente a lesão.

No caso de micose nas unhas, é sugerido realizar primeiramente a laminação com fresas podológicas. Aplicar, a técnica pontual, contato ou por varredura, associada à Terapia Fotodinâmica, posteriormente, aplicar o laser. Aplicações de duas vezes por semana. Quanto maior a região comprometida mais demorado será o tratamento.

Convém fazer o alerta de que para se ter um correto diagnóstico é preciso realizar exames micológicos e cultura, pois algumas onicopatias podem apresentar as mesmas características que as onicomicoses.