Importância de se lavar o pé, antes de entrar em piscina pública.

O calor está de volta e com as temperaturas altas o jeito é ir curtir o sol se refrescando em uma piscina, mas o que é uma diversão também vai inspirar cuidados, e um deles é lavar o pé antes de entrar.

A mistura de idade e sexo num mesmo líquido pode levar a disseminação de várias doenças, principalmente porque o corpo, ouvidos, olhos, boca, nariz e órgão genitais estão em contato constante com a água. As atividades de longo período envolvem o grande período da ingestão do líquido em quantidade suficiente para representar risco de contaminação de doenças.

As doenças mais comuns são conjuntivite infecciosa, inflamação da orofaringe, infecções na pele, disenteria além de diversas doenças de pele.

Existem algumas regras e normas de higiene e segurança que toda pessoa que irá entrar em uma piscina deve praticar e que ajuda a evitar a transmissão e contaminação de quem utiliza o lugar.

Para utilizar uma piscina seja ela pública, ou de clube é extremamente importante a autorização médica e um exame que declare a inexistência de quaisquer contraindicações como machucados abertos, feridas ou doenças que possam ser transmitidas durante o banho.

A rotina de prevenção também está momentos antes do banho de piscina, quando vamos entrar nela. Na maioria das vezes ignoramos o lavador de pés, que é tão importante. Quando chegamos estamos com nossos pés contaminados por milhares de bactérias e vírus que em contato com a agua se multiplicam, por isso a necessidade de se lavar os pés antes todas as vezes que vamos entrar na piscina.

Apesar aparentar ser alto, o risco de contrair doenças dentro de piscinas com tratamento e administração correta é extremamente baixo, quando ocorrem são em locais que a higiene e o controle são mínimos ou quase não existe.