Conheça o esporão de calcanhar

Dores no calcanhar podem ser sintomas do esporão de calcanhar, a cada ano os consultórios de ortopedistas registram um milhão de brasileiros que se queixam de dores na região, eles apresentam em sua grande maioria, uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé, comumente chamada de esporão.

Entendendo Melhor

A origem desse mal é importante lembrar que a planta do pé é feita por estruturas elásticas (músculos) e rígidas (fáscia), que dão potência a força dos músculos flexores curtos dos dedos e funcionam como alavanca.

Essas estruturas aumentam a eficiência do impulso, no caso de esportistas.

Os Excessos

Uma sobrecarga excessiva nesta região provoca o seu estiramento da fáscia, dando a origem a fissuras e consequentemente a inflamação. As principais causas são a retração do tendão calcâneo popularmente conhecido como tendão de Aquiles e pés com a curvatura acentuada, rígidos, poucos flexíveis ou pronados.

Quem são os atingidos ?

As pessoas que são mais suscetíveis ao problema são mulheres com idade entre 40 e 50 anos, os esportistas que praticam caminhada, corrida e maratonas.

Além disso há incidência de casos entre as que trabalham em pé por longos períodos e também que sofrem de sobrepeso.

Tratamento

O tratamento é em grande parte clínico, é realizado através de alongamento do tendão de Aquiles e da fascia plantar. Em sua grande parte os portadores do esporão obtém melhoras após de seis a oito semanas de tratamento.

Além dos exercícios de fisioterapia, há também medicamentos para as dores e contenção da inflamação que podem ser benéficos.

Posted in:

Comentários no Facebook