Calçado para correr, o certo e o errado

Qual o melhor calçado para correr é sempre uma questão de dúvida na hora da compra, o preço, moda ou cor parecem muitas vezes serem mais importantes que os atributos de saúde que um par de sapatos pode oferecer.

 A dúvida não é nova, e quando o calçado começa apertar surge o arrependimento. Alguns atletas chegam optar por correr descalço, alguns estudos inclusive já falam dos benefícios de fortalecimento dos pés. No entanto, não estamos em uma pista de corrida e as ruas e calçadas não são os melhores lugares para andarmos sem um calçado.

Quando usamos um tênis indicado para corredores sentimos a diferença de impacto, força, pisada e mobilidade com os pés. Quando os atletas profissionais estão em atividade com um tênis quase nunca batem o pé por inteiro no chão nem mesmo começam a pisada pela parte da frente, isso porque o primeiro contato entre os pés e o chão é com o calcanhar que gera uma força transiente, como se o corpo parasse por alguns milésimos de segundo e depois retoma a parábola da força de transição da pisada.

 Mas, quando o assunto é correr descalço o movimento é diferente. O contato dos pés é feito direto com a planta do pé, para depois o calcanhar chegar ao chão, para assim continuar o passo, e ainda não se nota nenhuma força de impacto transiente. O reflexo na musculatura de quem corre descalço é três vezes menor do que de quem corre com tênis de amortecimento.

 Esta é uma explicação simples que pode ajudar muito na hora de comprar o tênis certo para correr, a primeira e grande característica deve ser a de apresentar o desenho dos pés descalços e serem baixinhos, eles ajudam a controlar melhor o movimento e cada passo dado na corrida e no movimento de transição, e que resulta na minimização do impacto. Esses tênis também têm a característica de serem menos acolchoados, enfatizam o amortecimento e estimulam a pisada a partir do calcanhar.

 Levando em conta os aspectos técnicos de um par de tênis a compra do modelo errado pode levar a lesões, tanto internas quanto externas aos pés e pernas.

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