Aquiles: O Tendão e sua história

Muitos passam pela dor chata do tendão de calcâneo, popular Tendão de Aquiles, mas você sabe a verdadeira história dele ?

Por ser um ponto importante de sustentação, ela é denominada como ponto fraco de uma pessoa, segundo a lenda grega, Aquiles, que foi filho do rei Peleu com a deusa Tétis, veio a se tornar invulnerável ao ser batizado pela mãe nas águas do rio Estige e a vulnerabilidade veio através de onde a sua mãe segurou para o banho. O qual foi o motivo de sua morte, devido uma flechada recebida no local vulnerável (o tendão calcâneo), mas segundo Henrique Murachco que é historiador da Universidade de São Paulo, não há citações de Homero para a morte de Aquiles.

Mas existe outra versão para o tendão calcâneo de Aquiles, é que sua mãe Tétis tentava erradamente livrar os filhos da condição de mortal, jogando-os no fogo. Seu pai Peleu o salvou das chamas queimado e sem o osso do calcanhar e incumbiu o Quíron, centauro conhecedor da medicina, de colocar o osso de Dâmiso, um gigante veloz, assim foi a maneira que Aquiles adquiriu a velocidade que lhe deu fama.

Veja a luta de Aquiles contra Hector relatada no filme Tróia

Posted in:

Comentários no Facebook